sexta-feira, 17 de julho de 2009

Os misteriosos biscornus

A primeira vez que ouvi essa palavra e vi do que se tratava foi no blog da Solange, o Mon tricot. Isso foi há mais ou menos um ano. Achei interessante, mas não me senti atraída a ponto de fazer algum.
Há pouco mais de um mês, a Helena me mandou uma foto que ela encontrou no flicker, no perfil da Grá*Bordadeira. A Helena tem dessas coisas: mostra, não fala nada, mas como ela é minha filha há muito tempo, já entendo as indiretas. Era pra aprender e fazer.

Encontramos um tutorial ótimo no Own two hands, onde explicam que "biscornu" (pronuncia-se "biscornü" com acento tônico na última silaba e o famoso biquinho francês) é uma palavra francesa que significa 'aquele que tem forma irregular, com protuberâncias' ou 'complicado e bizarro'.

Trata-se de uma almofadinha de oito lados, que, dependendo do motivo bordado, geralmente em ponto de cruz, pode ser usada como alfineteiro, enfeite de Natal, enfeite de tesoura, enfim, é um trabalhinho multiuso.

O biscornu não é difícil de fazer, mas se não for executado com precisão, como a contagem dos pontos, por exemplo, não fica bom. Vai ficar tortinho.

Os dois biscornus da foto foram os primeiros que fiz, e já têm dona: a Helena.
Biscornu

Nenhum comentário: