quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Congresso Sefaradi - Confarad - um convite/ Exposição Islã, no CCBB - uma recomendação

No meu perfil, ali do lado direito, digo que um dos meus interesses atuais é o estudo de uma língua chamada ladino. Acrescento que é uma língua falada até hoje por algumas comunidades de descendentes dos judeus expulsos da Espanha no século XV, mais precisamente em 1492. Essa língua tem raízes no espanhol falado na Idade Média , acrescido de termos hebraicos. À medida que os judeus expulsos foram se estabelecendo em outros países, foram incorporando palavras das novas línguas que foram adotando. Uma escritora mexicana chegou a dar o nome de "língua florida" ao ladino. Quem tiver curiosidade, pode ler mais sobre o assunto neste meu artigo. No próximo sábado começa aqui no Rio o VII CONFARAD (Congresso Sefaradi). Já comentei aqui, que o dia judaico começa na noite do dia anterior. Então, no sábado à noite, já é domingo e começo de uma nova semana. Fui convidada pelos dirigentes do Conselho Sefaradi a abrir o Congresso com uma palestra sobre uma canção que se costuma entoar no final do Shabat, chamada "Buena Semana". Essa canção mostra bem a filosofia de vida dessa etnia judaica: "Buena semana mos dé el Dió, alegres i sanos" - Que Deus nos dê uma boa semana e que a vivamos com saúde e alegria.
Bem que todos nós poderíamos adotar essa filosofia, não é mesmo?
Este é o cartaz do evento:


O programa completo pode ser visto aqui. Estou particularmente interessada nas palestras sobre a chegada de judeus do Marrocos ao norte do nosso país.

Hoje de manhã fui visitar, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), aqui do Rio, uma exposição sobre o Islã. Ela cobre 1.400 anos da história da cultura do mundo islâmico. São mosaicos, pintura, tapeçaria, trajes e objetos provenientes de museus do Irã, da Síria, Turquia, Tunísia e Argélia. Começou no dia 12 de outubro e vai terminar no dia 26 de dezembro. Está maravilhosa!

Elucubração do dia (e de sempre): num momento do passado, três culturas conviveram - entre tapas e beijos - numa só região, a Península Ibérica: a cristã, a judaica e a muçulmana. Não é pra se admirar? 
(por Cecilia)

Nenhum comentário: