domingo, 13 de outubro de 2013

Elucubrações dominicais sobre a data de ontem

Gostaria de ter feito estas elucubrações hoje de manhã, com a cabeça fresquinha, cheia de pensamentos sobre o 12 de outubro. Aliás, desde ontem de manhã, venho pensando nessa data, tão cheia de acontecimentos através dos tempos. Acontece que me mudei há duas semanas e ainda não tenho cortina no meu cantinho novo elucubrativo. O sol bate em cheio aqui pela manhã. Estou na mesma posição do apezinho anterior, de frente para a torre nova de televisão, só que mais distante. Aí não deu para escrever, com tanto sol do cerrado batendo nos meus olhos.

Foto: Kispy/htforum, do blog http://www.redecol.com.br/2011/11/
Para mim, o 12 de outubro tem três significados principais: Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil; Dia da Criança; Dia da Hispanidade.
Acho que isso aqui vai ser longo; mas vamos lá. Sempre achei encantadora a  história da imagem achada no rio Paraíba do Sul, por pescadores. Quem é católico conhece bem a história do achado da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Talvez não saibam que é feriado nacional no Brasil desde 1980, quando o Papa João Paulo II consagrou a Basílica, que é o quarto santuário mariano mais visitado do mundo. 
Imagem de Nossa Senhora Aparecida, que apareceu para os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves em outubro de 1717.
O fato de ser o Dia da Criança uma festa significativa para mim, tem a ver com a Helô, minha neta querida, que está naquele estado intermediário, de já não ser criança, e ainda não ser adulta. "Você, menina moça, mais menina que mulher" (viva o Tito Madi!). Aliás já falei sobre essa canção nesta postagem de 2010. 



O Dia da Hispanidade tem a ver com a minha atuação como professora de Espanhol. Penso muito na vida misteriosa do Colombo, com o Gérard Depardieu chegando lá na ilha de Guanahani, hoje San Salvador. Voei muito, não foi? A Wikipedia tem uma página bem completa sobre Colombo, vale a pena, para quem gosta de histórias da História. Aliás, falei sobre o filme aqui. Tem até a música do filme, com o Vangelis.


1451-1506
Mas no 12 de outubro aconteceram outros fatos muito importantes. Vou relacionar as que me dizem algo mais; quem quiser saber dos outros fatos, pode olhar aqui.
Em 1808, D. João VI funda o Banco do Brasil. Podem achar o que quiserem do pai do D. Pedro de Alcântara, que, aliás, nasceu em 12 de outubro de 1798, mas acho D. João VI um cara espertíssimo,  nada boboca, como muitos historiadores o pintam. Sabido como ele só, fugiu na hora certa das garras de Napoleão Bonaparte. Na biografia de Napoleão, ele se refere assim a D. João VI: "Foi o único que me enganou". Ainda com referência à família imperial, foi em 12 de outubro de 1822 que o Brasil declarou oficialmente a independência de Portugal. Nosso Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon é proclamado imperador do Brasil, com o nome de D. Pedro I. Depois ele foi D. Pedro IV em Portugal, mas aí já é outra história. 
 ...se "bem que não fosse bonito, era simpático, bem constituído, de cabelo preto e anelado; tinha nariz aquilino, olhos pretos e brilhantes, uma boca regular e dentes muito alvos".(Isabel Lustosa - D. Pedro I - Companhia das Letras)

Porque sou carioca: 12 de outubro de 1931 - inauguração do monumento do Cristo Redentor.
Porque amo Brasília: 12 de outubro de 1960, criação da cidade-satélite do Gama, hoje Região Administrativa do Gama, cidade em franco desenvolvimento. E tem a Sociedade Esportiva do Gama, da qual o Guto, meu filho, candango orgulhoso de ser candango, é torcedor.
E, por último, porque o 12 de outubro é o Dia Nacional da Leitura aqui no Brasil (desde 1980) - não confundir com o Dia Nacional do Livro (29 de outubro).
É isso aí.
(por Cecilia, no final de um domingo ensolarado no Planalto Central)

2 comentários:

Retalhos da Lu disse...

Sempre me alegro e aprendo com suas "elucubrações". Bjs.

Unknown disse...

Obrigada Cecília pela tua postagem informativa, pois acredito que saberia dizer que além do aniversário do meu irmão, o dia das crianças e de Nossa Senhora de Aparecida, o restante eu era ignorante...Tenha uma linda semana! bjs Nina